Plasil (cloridrato de metoclopramida)

COMPRIMIDOS
Caixa com 20 comprimidos.
SOLUÇÃO ORAL
Frasco com 100 mL. Acompanha medida graduada em 2,5 - 5 - 7,5 - 10 mL.
GOTAS PEDIÁTRICAS
Frasco com 10 mL
SOLUÇÃO INJETÁVEL
Caixa com 100 ampolas de 2 mL.

1. INDICAÇÕES

 PLASIL é indicado em: - distúrbios da motilidade gastrintestinal e - náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, doenças metabólicas e infecciosas, secundárias a medicamentos). Utilizado também para facilitar os procedimentos radiológicos do trato gastrintestinal.

2. CARACTERÍSTICAS FARMACÊUTICAS

A metoclopramida, antagonista da dopamina, estimula a motilidade muscular lisa do trato gastrintestinal superior, sem estimular as secreções gástrica, biliar e pancreática. Seu mecanismo de ação é desconhecido, parecendo sensibilizar os tecidos para a atividade da acetilcolina. O efeito da metoclopramida na motilidade não é dependente da inervação vagal intacta, porém, pode ser abolido pelas drogas anticolinérgicas. A metoclopramida aumenta o tônus e amplitude das contrações gástricas (especialmente antral), relaxa o esfíncter pilórico, duodeno e jejuno, resultando no esvaziamento gástrico e no trânsito intestinal acelerados. Aumenta o tônus de repouso do esfíncter esofágico inferior. Propriedades farmacocinéticas A metoclopramida sofre metabolismo hepático insignificante, exceto para conjugação simples. Seu uso seguro tem sido descrito em pacientes com doença hepática avançada com função renal normal. Após a dose oral, o pico plasmático é alcançado em 30 a 60 minutos. A sua excreção é feita principalmente pela urina e sua meia-vida plasmática é de aproximadamente 3 horas.

3.CONTRAINDICAÇÕES

 PLASIL® não deve ser utilizado nos seguintes casos: - em pacientes com antecedentes de alergia aos componentes da fórmula; - em que a estimulação da motilidade gastrintestinal seja perigosa, como por exemplo na presença de hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrintestinal; - em pacientes epiléticos ou que estejam recebendo outras drogas que possam causar  reações extrapiramidais, uma vez que a freqüência e intensidade destas reações podem ser aumentadas; - em pacientes com feocromocitoma; - em pacientes com histórico de discinesia tardia induzida por neuroléticos ou metoclopramida. - em combinação com levodopa devido a um antagonismo mútuo.

4. ADVERTÊNCIAS

-O tratamento com PLASIL não deve exceder 3 meses devido ao risco ocorrer discinesia tardia.
-Pacientes sob terapia prolongada devem ser reavaliados periodicamente pelo médico.
-Se você apresenta deficiência do fígado ou dos rins, é recomendada diminuição da dose
-A administração de comprimidos deve ser feita 10 minutos antes das refeições sem mastigar, com quantidade suficiente de algum líquido.
-Uso em adultos: PLASIL 10 mg: 1 comprimido, 3 vezes ao dia, via oral, 10 minutos antes das refeições.
-Respeite o intervalo de tempo (ao menos 6 horas) especificado na posologia

5. REAÇÕES ADVERSAS

Distúrbios do sistema nervoso: sonolência; sintomas extrapiramidais mesmo após administração de dose única, principalmente em crianças e adultos jovens, síndrome parkinsoniana, acatisia (inquietude). Incomum: discinesia (movimentos involuntários) e distonia aguda (estados de tonicidade anormal em qualquer tecido), diminuição do nível de consciência, convulsões.
Distúrbios psiquiátricos: depressão. Incomum: alucinação, confusão.
Distúrbio gastrintestinal: diarreia.
Distúrbios no sistema linfático e sanguíneo : metemoglobinemia.
Distúrbios endócrinos: amenorreia, hiperprolactinemia, galactorreia, ginecomastia.
Distúrbios gerais ou no local da administração: astenia (fraqueza), hipersensibilidade (alergia). Distúrbios cardíacos Incomum: bradicardia (diminuição da frequência cardíaca), bloqueio atrioventricular (no coração), parada cardíaca. Aumento da pressão sanguínea em pacientes com ou sem feocromocitoma (tumor da glândula supra-renal)
Distúrbios vasculares: hipotensão (pressão baixa) especialmente com formulação intravenosa, choque, síncope (desmaio) após uso injetável.

Comentários